Emancipador de Talentos

 

Atividade que integra o Eixo B. GET READY (Capacitação)
Ação que visa a partilha de conhecimento e concretização do plano de ação de capacitação para a promoção de Jovens Talentos, e a partilha de experiências e conhecimento, disseminaçao e capacitação para a internacionalização dos talentos, e dos agentes económicos, integrando a atividade:

Talent Booster / Emancipador de Talentos

Esta atividade consiste na concecçãoo, estruturação e dinamização de workshops intensivos de capacitação dos talentos e dos agentes económicos criativos para os processos de internacionalização, suas especificidades, abordagens, contextos de blocos económicos regionais e/ou de países específicos, contextos associados a diferentes atividades dos subsetores criativos.

Para os conteúdos dos workshops, contribuirão os resultados dos sucessivos estudos de mercados do Eixo 1, bem como dos resultados do levantamento da oferta de bens e serviços e dos talentos identificados.

Os resultados destas atividades capacitarão os talentos e os agentes económicos para os processos de internacionalização, bem como serão atendidos na parametrização da plataforma colaborativa, e na definição dos mercados internacionais a privilegiar e dos talentos a selecionar para as ações de promoção externa.

A atividade envolve a programação, dinamização e realização das sessões de capacitaçãoo, em localizações das Regiões Norte e Centro, num total de 8 iniciativas, com uma participação média de 30 pessoas (talentos /empresas).

Os temas envolvem aspetos decisivos sobre os processos de internacionalização (países /mercados, barreiras, acesso ao mercado, interlocutores, facilitadores, aspetos económicos e financeiros, propriedades e direitos de autor, financiamento das operações, instalação, logística, entre outros aspetos).

A metodologia e a programação poderá envolver representantes internacionais dos países de destino, bem como especialistas e consultores de internacionalização, representantes de empresas internacionalizadas, com o seu testemunho e exemplo, entre outras referências.

O modelo de realização das sessões poderá ser adotado consoante a definição metodologia de abordagem temaática por segmentos criativos e/ou abordagem por mercados de destino.

Esta atividade receberá os contributos das iniciativas do Eixo 1, nomeadamente dos estudos de conhecimento de mercados (Creative Biztrends) bem como da caracterização da oferta nacional (Talent Sonar).

Terá a participação e envolvimento da ADDICT, IAPMEI, Ordem dos Arquitectos, TICE, ATP, APICAPPS, entre outras. Colaboração na definição e implementação das iniciativas de capacitação empresarial de talentos para a internacionalização.

Os resultados das sessões apoiarão igualmente a decisão e a programação das missões e da promoção internacional, bem como da informação e documentação a disponibilizar, e talentos a promover, no ámbito do Marketplace.