Mercado de Talentos

 

Atividade integrada no Eixo C. SPREAD OUT (Promoção)
Ação destinada ás atividades de promoção concretas que incluem a plataforma colaborativa de internacionalização e de marketplace internacional e a realização de ações promocionais nos mercados destinatários que se considerem prioritários em função dos estudos de mercado, do plano de ação e dos resultados das sessões de capacitação, sendo assim definidos conjuntamente e em proximidade com os agentes económicos, abordando mercados para segmentos específicos, através da participação em eventos internacionais dedicados, ou realizando iniciativas de promoção agregadas, salientando a diversidade e a sofisticação da oferta de bens e serviços culturais e criativos nacionais.

Atividade em concreto que se refere ao Talented Portugal Marketplace / Mercado de Talentos Digital
Plataforma colaborativa e de promoção internacional da oferta de bens e serviços culturais e criativos nacionais, funcionando como agregador e disseminador de informação, coletor de contatos e sugestões, e de promoção estruturada de talentos e de negócios criativos, bem como contactos comerciais e institucionais one-to-one.

Esta atividade terá o contributo das iniciativas dos eixos 1 e 2, no que se refere á informação e parametrização do marketplace, á caraterização da oferta, á identificação e validação de talentos, bem como á definição dos mercados de destino e dos eventos /certames internacionais a privilegiar, bem como da seleção dos talentos e dos profissionais em destaque a cada iniciativa de promoção.

Para a realização desta iniciativa serão abordados e tidos em conta casos de boas práticas tais como os referenciados:

Marketplace:
Instrumentos de coordenação e conectividade como Marketplace, a plataforma da internet que reúne anúncios com oportunidades de negócio, de intercâmbio ou de parcerias da #European Creative Business Network (UE), podem potenciar a internacionalização dos agentes culturais e criativos. #The Generator Conference (SE) é promovida anualmente numa cidade diferente da Suécia para fortalecer redes dentro e fora do setor cultural e criativo, incluindo delegados estrangeiros.

#Hubstart (NL) é o programa de intercâmbio que promove missões comerciais e facilita a aterragem suave de empresas holandesas em São Francisco/Silicon Valley e em Nova Iorque e de empresas norte-americanas em Amesterdão, que operem nos campos dos media, tecnologias da informação e digitalização. Além da câmara de comércio holandesa e de parceiros especializados no financiamento á inovação, esta parceria é liderada pelo Amsterdam Economic Board, a rede colaborativa de responsáveis políticos, empresariais, científicos ou financeiros para fortalecer a competitividade internacional desta regiãoo holandesa.

#Luovimo (FI) é um programa intensivo e partilhado de internacionalização, que permite a um grupo de cerca de duas dezenas de empresas criativas acederem em conjunto a cursos e recursos da age?ncia de exportações finlandesa (Finpro), tomando consciência das vantagens em estabelecer parcerias na abordagem aos mercados externos. 

Envolve a conceção e programação da plataforma, seus serviços de design digital bem como a sua parametrização, inserção de conteúdos e atualização.