Talent Booster - Capacitação para a internacionalização

Talent Booster - Capacitação para a internacionalização
Geral
2022-01-18

A FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE APOSTA NA CAPACITAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS

 

  • Serão dinamizadas várias palestras EM FORMATO ONLINE E HÍBRIDO
  • Sessão de Lançamento realizou-se no passado dia 17 de janeiro, no Palácio das Artes
  • O objetivo é capacitar empresas e profissionais das indústrias culturais e criativas com skills de internacionalização
  • Oportunidade única de contacto com os principais players da indústria a nível nacional

 

O projeto Espalha Talentos ou Spread Talents em língua inglesa, dinamizado pela Fundação da Juventude, constitui uma ação coletiva para a implementação de um processo colaborativo, para a internacionalização de Jovens Talentos nacionais, no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas.

 

Nesse sentido, conta com uma série de actividades, que começam com um estudo às indústrias culturais e criativas Portuguesas, bem como, aos principais mercados para cada setor destas indústrias, sessões de capacitação, um marketplace de talentos, e ainda, feiras e missões com os melhores talentos nacionais a estes mercados alvo. Destas, o Talent Booster, uma série de sessões onde participam alguns dos principais players da indústria criativa e cultural, a nível nacional. Com efeito, entre a Sessão de Lançamento da atividade e a primeira sessão, contou-se com nomes como Emídio Gomes – Reitor da Universidade de Trás-os-montes, Luís Miguel Girão – Artshare, Cristina Góis Amorim  - Portugal Global – AICEP, Carlos Martins – Opium, entre outras figuras de destaque, e conhecedoras do mercado criativo. 

 

As próximas sessões terão lugar em formato online: 

 

-      Conhecer os Direitos e Obrigações | 25 de janeiro | 9:30 às 13:00 

Oradores: Carlos Madureira – Sociedade Portuguesa de Autores, Eduardo Madureira – especialista em Gestão dos Direitos dos Artistas, Filipa Espinheiro – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Rui Martins – Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, entre outros. 

 

-      Programas de Financiamento | 27 de janeiro | 9:30 às 13:00

Oradores: Pedro Cilínio – IAPMEI, Filipe Araújo – Câmara Municipal do Porto, Sara Machado – Europa Criativa, Natália Dias – Horizonte Europa, entre outros. 

 

Inscrições disponíveis aqui.

 

O Espalha Talentos, programa financiado pelo Compete 2020, disponibiliza ainda uma plataforma online, que funciona como Marketplace, onde qualquer empresa nacional, pertencente às indústrias culturais e criativas, se pode inscrever e dar a conhecer a todos os visitantes os seus produtos e/ou serviços. Esta plataforma, será dinamizada e promovida na participação em feiras e missões nos mercados alvo das indústrias culturais e Criativas e será uma ferramenta 100% gratuita, para promover o negócio internacionalmente e realizar contatos com players e clientes internacionais. Visite já em https://www.espalhatalentos.pt/