Tendências de Mercados

 

Atividade inserida no Eixo 1 de atuação da operação, destinada a prospeçã e conhecimento de mercados, bem como a caraterização da oferta nacional de bens e serviços nas industrias culturais e criativas, incluindo identificação e validação de Talentos.

Esta atividade em concreto refere-se aos Creative Biztrends

Realização de levantamentos e estudos de mercados específicos, quer por blocos económicos, quer por definição de subsetores de industrias criativas, admitindo atividades criativas tradicionais e/ou nucleares (com componente artística intrínseca) e atividades criativas de convergência com outros setores, nomeadamente tecnológicas, digitais e de conteúdos, sem prejuízo da abordagem holística ao aglomerado económico.

Envolve conhecimento e prospeção de mercados, traduzidos em informação económica e relevante sobre os segmentos criativos e ou mercados.

As áreas económicas nucleares do projeto respeitam a convergência sectorial criativa e digital: aumentar a cadeia de valor e agregação dos setores culturais e criativos, em convergência com setores relevantes para o agregado económico, e potenciar o contributo das indústrias culturais e criativas no reforço da competitividade de áreas de atividade económica, em quatro tópicos fundamentais:

a Novos media e conteúdos digitais:
Conteúdos e media digitais, software, jogos, novas tecnologias para as artes e línguas, software educacional, aplicações de valorização da herança e do património, tecnologia eletrónica;

b Induústria, servicíos, produtos e bens de consumo:
Valorização de produtos, espaços e indústrias nacionais de bens de consumo e forte incorporação de fatores imateriais de competitividade como o design, publicidade, marcas (moda, calçado, vestuário, têxtil, joalharia, cortiça, costumização de produtos);

c Cultura, património e turismo:
Valorização económica de recursos e ativos patrimoniais materiais e imateriais, preservaçãoo do património, eventos e turismo, tecnologias para o turismo, conteídos aplicados as cidades e território;

d Produção e fruição cultural e criativa:
Produção, distribuição e promoção de conteúdos culturais e criativos (música, cinema e vídeo, rádio e tv, edição e criação literária, artes performativas e artes visuais, eventos e espetáculos).

Por outro lado, serão realizadas abordagens por mercados /blocos regionais, integrando a título de exemplo: Europa Ásia /Médio Oriente
América do Norte
América Latina

BRIC

PALOP.

Esta informação será disponibilizada em livre acesso e sem restrições ao agregado económico, através da informação e dados constantes do Marketplace, bem como em fascículos digitais com informação síntese sobre segmentos e mercados.

Esta atividade contará com o apoio /envolvimento /parcerias de: ADDICT, IAPMEI, Ordem dos Arquitectos, TICE, ATP, APICAPPS, entre outras. Colaboração no conhecimento e acesso a informação sobre mercados externos. Apoio à definição de segmentos potenciais e emergentes e definição de blocos regiões /adequação da oferta nacional à procura internacional.

Complementarmente a informação em produção nesta iniciativa informará o programa de capacitação, a realizar conforme previsto no Eixo 2.

Fascículos

Podem consultar aqui e descarregar os 8 fascículos sobre as indústrias e os mercados internacionais mais atrativos a estas inddustrias criativas e culturais do panorama nacional.

 

Guia de Tendência de Mercados

 

Mercados - Internacionalizalção do Sector Cultural e Criativo